Seja bem-vindo ao Blog da Fundação Francisca Fernandes Claudino uma instituição que contribui com o desenvolvimento de Luís Gomes e região através do incentivo a educação e a cultura.

segunda-feira, 7 de março de 2011

A FUFFEC e o empresário João Claudino
Por: Prof.: Franklin Miguel Fernandes



Luís Gomes, modesto município, encravado no Oeste Serrano do RN, nos limites territoriais do RN com a Paraíba, tem entre os seus filhos, aqueles não brilham como cometas, mas sim como estrela, elevando através de seu brilho o nome desse pedacinho do céu, dando testemunho vivo do que disse Euclides da Cunha em Os Sertões “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, entre tantos filhos ilustres, aqui destacamos o sertanejo, o amigo, o empresário, o luisgomense de sangue, o devoto fervoroso de Senhora Santana – João Claudino Fernandes.

João Claudino Fernandes, luisgomense nato, tem dado ao longo de sua existência uma valorosa contribuição para o progresso de sua terra natal, fazendo história ao fundar e manter juntamente com o apoio organizacional de Padre Osvaldo a Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino. A Escola Profissional como ficou conhecida popularmente pelos luisgomenses e pelos habitantes dos municípios circunvizinhos, foi pioneira, neste sertão, com a profissionalização de gente simples e humilde, num tempo em que esta modalidade de ensino ainda andava longe de ser uma realidade nos grandes centros urbanos e nas escolas particulares, quer um sonho de política pública.
É claro que esta escola profissionalizante não surgiu por acaso, sendo João Claudino Fernandes, o seu mentor, logo podemos deduzir o quanto é grande a visão empreendedora e futurista do nosso conterrâneo. Com a escola para o povo abriram-se as portas de uma valorosa casa do saber, com os cursos de Arte Culinária, Corte e Costura e Datilografia, no firme propósito de qualificar os cidadãos em uma profissão que lhe assegurasse o mínimo de aprendizado para disputar uma vaga no mercado de trabalho, por conseguinte, aumentar a sua renda e melhorar seu padrão de vida.
Foi na Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, hoje Fundação Francisca Fernandes Claudino, que chegou o primeiro computador que se tem notícia em nossa história, um Houston, com disquete de sete polegadas e editor de texto chamado Unitexto, marcando o fim da máquina de escrever e prenunciando o começo de uma nova era, a era da informática. Essa revolução tem como comandante e precursor, João Claudino Fernandes, pois como lhe é peculiar, vislumbra além da velocidade do tempo presente. Mais uma vez, João Claudino proporciona a Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino fazer história e, passar para a história como sendo a pioneira, nessa região, em computação, como se dizia outrora. E, é nesse contexto que mais uma vez o cidadão luisgomense é agraciado com essa visão futurista, à época, oportunidade de qualificação e, logo muitos serão os jovens de outros municípios que virão para Luís Gomes com o objetivo de adquirir esse novo, novíssimo saber.
Hoje, a Escola foi transformada em Fundação e, dando continuidade a essa obra está João Claudino Fernandes, o homem que acredita, que sonha grande, que não desiste que faz acontecer e, que sobretudo ensina aos que lhe cercam, que o trabalho e a perseverança são atributos necessário ao homem que almeja o sucesso.
A Seu João, digo a João Claudino Fernandes o povo de Luís Gomes lhe é grato, por ser sempre empreendedor, por oportunizar a qualificação dos jovens, por ser o grande instituidor e mantenedor da FUFFEC, a casa da esperança da juventude luisgomese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário